quarta-feira, 11 de junho de 2014

Apego

Coisas para pensar, que por aqui não se quer convencer ninguém.

"Harry F. Harlow (1905-1981) foi um psicólogo norte-americano que ficou conhecido pelas suas experiências sobre a privação maternal e social em macacos Rhesus, e que demonstraram a importância dos cuidados, do conforto e do amor nas primeiras etapas do desenvolvimento.  As suas experiências laboratoriais consistiram na criação de duas “mães” artificiais (imitação de uma macacos Rhesus), uma era feita apenas com armação de arame enquanto a outra, era também de armação de arame, porém, forrada com pano felpudo e macio.
Harlow observou que os macacos bebés preferiam claramente as “mães” mais confortáveis. Esta preferência mantinha-se independentemente de qual a mãe que fornecia o alimento. Outras observações mostraram que o que estava em causa não era só a procura de conforto. O contacto parecia ser essencial ao estabelecimento de uma relação que transmitia segurança. Perante um estímulo gerador de medo, os macacos agarravam-se à “mãe” macia tal como o fariam a uma mãe real. Este comportamento nunca era observado com as “mães” de arame, mesmo em macacos criados só com ela." 
(retirado daqui mas existem inúmeras outras fontes)

Agora imaginem, se um pedaço de pano/pelo felpudo é tão condicionante, quanto não o será uma mãe que embala, acarinha, carrega ao colo e junto ao peito um filho?....  Se tiverem tempo e paciência, leiam o estudo feito pela psicóloga Mary Ainsworth sobre apego que também vale a pena. 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Escrevam-me de volta. Gosto de saber que não estou a "falar" sozinha.... :-)