sábado, 26 de abril de 2014

Tensão... na máquina!

Problemas de tensão.
E eu que pensava que só as pessoas é que tinham destas coisas. Afinal, as máquinas de costura também... 
E porque é que estou aqui a "falar" disto? Porque a primeira vez que me aconteceu não conseguia perceber o que estava a correr mal e só depois de alguma pesquisa descobri que tinha regulado mal a tensão da minha máquina. Aprendi com alguém que teve a gentileza de o explicar para o mundo, já não me lembro o site, a pagina ou blogue, mas não me esqueço do sentimento de gratidão. Por conseguinte, resolvi que, assim que me lembrasse ou tivesse tempo, escreveria sobre o assunto aqui. (Já passou uns mesinhos mas mais vale tarde que nunca!)

Estou a fazer uma capa para o edredão da minha filhota. A que tinha feito há alguns meses acabou por se rasgar (eu bem digo que ela é uma pequenina hooligan). Demorei imenso tempo a fazê-la naquela altura porque decidi que já que tínhamos em abundância lençóis brancos e que eu queria uma capa de edredão em branco ia fazê-la eu, à mão. Pois é, ele há cada maluco... Mas agora, munida da minha linda máquina, voltei à carga! Mais dois lençóis brancos que vão acabar por ser uma capa de edredão para a cama da Miss Caracolinhos. Acontece que enquanto estava a fazer os atilhos para fechar a capa, esqueci-me de ajustar a tensão da máquina e voilá, ficou uma bela porcaria que passo a mostrar...
Solução: basta ajudar a tensão da máquina, ou reduzir ou aumentar, dependendo do tipo de tecido ou da quantidade de sobreposições do mesmo (como neste caso). Quando tenho dúvidas sobre que tensão aplicar, faço um pequeno teste antes. 
Também já me aconteceu fazer tipo uns "grumos" de linha trás, parece que a linha se enrolou toda e fica ali um volume feio e enorme, pode ser simplesmente que a linha que vem da bobina esteja solta ou mal presa. 
Quando ( e não se!) isso me acontecer outra vez, tiro fotos e mostro! 





Sem comentários:

Enviar um comentário

Escrevam-me de volta. Gosto de saber que não estou a "falar" sozinha.... :-)