Já falei
aqui e
aqui e
aqui e
aqui da minha compulsão para guardar todos os pedacinhos de tecido possíveis e imaginários. Já fiz etiquetas, uma bolsa, uma manta de bonecas e sacos de lavanda com retalhos de tecidos e, esta semana, descobri que conseguia fazer umas bases bem bonitas e de forma bastante fácil.
Usei os pedaços de tecido compridos mas finos que mantenho em separado para embrulhar coisas e para outras finalidades e comecei a entrança-los enquanto estava a ver um filme. (Nota muito importante: esta semana vi um filme INTEIRO!)
Depois de ter feito uma trança bem grande (afinal, vi um filme INTEIRO) fui para a máquina de costura e comecei a fazer um caracol, no inicio meio a medo mas depois foi ficando mais fácil. Muito rápido e fica tão giro, adorei. Claro que já imagino as mil coisas que se podem fazer assim: bases de copos, individuais de mesa, bases para tachos e panelas, tapetes, etc...
Dica, usar pedaços com mais ou menos a mesma largura para ficar com um aspecto circular mais uniforme. No primeiro que fiz, usei no final umas tiras bem mais finas para o final e acabou por ficar menos bem. A minha piolha gostou tanto que a queria para si portanto, fiz mais uma pequenina, só para ela... (última imagem)
Tutorial simplificado:
Pedaços de tecido longos + fazer uma trança.
Com cuidado começar a fazer um caracol na máquina de costura - usei um ponto largo e em Z para unir e assim que a primeira volta está feita corto o nó que dei no início da trança. Continuo a coser fazendo pressão para unir as duas partes e continuar a encaracolar. Finalizo cortando os três fios na mesma altura, envolvendo dois deles dentro do terceiro e "escondendo" os três na base.