Nas almofadas que fiz e que já exibi tão orgulhosamente aqui, coloquei uns fechos todos janotas amarelos, encarnados e azuis. Não posso dizer que foi fácil porque não foi. Foi um tanto ao quanto chato ao inicio e fiz umas quantas asneiras nas duas primeiras almofada mas as outras duas já correram melhor. Já fiz quatro no total e acho que por agora vou ficar por aqui, pelo menos neste tecido.
Como adoro almofadas e agora que já "domino" a técnica, posso renovar as restantes cá de casa. Outro dia analiso a coisa.
Por não ter sido fácil e ter visto imensas técnicas e truques achei que devia partilhar os meus num tutorial. Já não faço nenhum há algum tempo e esse foi um dos pontos com os quais me comprometi quando comecei o blogue, dar aos outros também o que aprendo.
Foi assim que fiz:
(explicação em texto no fim, se forem como eu, vão perceber melhor com as fotos primeiro)
(explicação em texto no fim, se forem como eu, vão perceber melhor com as fotos primeiro)
- Cortei dois quadrados de tecido e virei direito com direito.
- Cosi um dos lados com uma margem de 1 cm.
- Abri a costura e passei a ferro para a costura ficar aberta. Coloquei o fecho por cima centrado na costura da almofada. Prendi-o com alfinetes.
- Comecei a coser com o fecho um pouco aberto para conseguir coser mais perto da margem do fecho.
- Quando já avancei uns 5 cm puxo com cuidado o fecho para cima para continuar a coser e a costura ficar o mais direitinha possível.
- Costuro até ao limite do fecho (ou a medida estipulada por mim) e faço uma curva à direita sempre a costurar para segurar o fecho no sitio e fechar a costura desse lado.
- Continuo sempre e depois volto a repetir o que fiz nos pontos 4 e 5, abrindo o fecho para passar o pé calçador com mais facilidade.
- Faço a costura final e fecho o lado esquerdo também. Nas pontas convém reforçar a costura. Não esquecer de, nesta altura, deixar o fecho aberto (não é necessário todo bastam uns centímetros) para depois se virar do avesso.
- Usar o descosedor para abrir a costura por cima do fecho.
- Coser os outros três lados e, pelo fecho parcialmente aberto, virar a almofada! Finito!
- Admirem a vossa obra de arte e sintam-se felizes por a vida ter destes pequenos prazeres...
Sem comentários:
Enviar um comentário
Escrevam-me de volta. Gosto de saber que não estou a "falar" sozinha.... :-)