terça-feira, 19 de novembro de 2013

tei·mo·so |ô| "teimosa"

adjectivo e substantivo masculino
1. Que ou aquele que teima.
2. Que ou quem é persistente numa ideia ou acção.
substantivo masculino
3. Boneco que um peso adaptado à parte inferior obriga a estar sempre de . = JOÃO-TEIMOSO
Plural: teimosos |ó|

Hoje chamei teimosa à minha Miss Caracolinhos mas claro que não foi a primeira vez e suspeito que não vai ser a ultima. Fiquei a pensar nisso. Será que ela é mesmo teimosa? E desde quando ser teimosa é um defeito, uma falha de carácter, um problema? Claro que uma vozinha, que não era a do grilo falante mas que parecia mesmo ser , disse: "sai a quem?". Pois, sai a quem? De quem és tu filha? Minha é certo que te vi sair de mim, mas também dele, do grilo. 

Se calhar foi por seres teimosa que aos nove meses já andavas agarrada a tudo para te pores em pé. Provavelmente se não fosses tão teimosa, eu não te lia todas as manhãs uma historia e não gozava aquele momento em que concentrada franzes o sobrolho. Se não fosses tão teimosa eu não tinha ido passear contigo para o parque e não tinha sentido o ar frio na cara ao fim da tarde, enquanto nos braços uma da outra, vimos o sol a pôr-se no céu em tons de rosa e laranja. Se não fossemos as duas tão teimosas eu ainda estava a trabalhar longe de ti e não tínhamos tempo para andar à roda até ficarmos tontas, para pisarmos as folhas, para andarmos de escorrega, para comermos bolachas maria ou línguas-de-gato sentadas no chão enquanto os pássaros voam por cima das nossas cabeças. Ainda bem que és teimosa, ainda bem que me fizeste ser ainda mais teimosa, ainda bem que temos o grilo para nos lembrar que somos iguais. 




 in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa 

1 comentário:

Escrevam-me de volta. Gosto de saber que não estou a "falar" sozinha.... :-)