terça-feira, 7 de outubro de 2014

Dicas para falar com alguém com 2,5 anos

Da minha exaustiva experiência, deduzo que:

1º Dizer "esfrega os espinafres para sair a terra" não é boa ideia. Esfregar pode ter um vasto leque de significados e nenhum corresponder aquilo que estavas a pensar quando pronunciaste tão fatídica e, no entanto, inocente frase. 
2º Dizer "acho que não és capaz de .... (preencher com o que vos apetecer)" pode ter um efeito surpreendente! De repente, a comida desaparece do prato, os livros aparecem arrumados e, como que por magia, o que não eram capazes de fazer aparece feito. No entanto, devemos usar este procedimento com moderação visto que acarreta, para os pais, consequências e uma grande dose de culpa (principalmente para pais mais conscientes, nos quais, em momentos de desespero, não me incluo). 
3º Cuidado pois certas coisas tem que ser ditas baixinho. Atenção, não é para nos colocarmos à altura deles e falarmos olhando olhos nos olhos (isso toda a gente sabe porque vem em todo o lado como forma de criar empatia e ganhar a atenção deles). Eu estou a falar de não dizermos palavras como f**** ou m**** ou p**** sem ser bem baixinho. De outra forma e porque eles com esta idade estão numa fase altamente esponja, vocês, os pais desprevenidos, podem acabar com uma piolha a repetir m****, m****, m**** enquanto salta no corredor. Não é uma boa ideia. Garanto. 

Querem partilhar experiências? 

5 comentários:

  1. opá é mesmo! eu não sou de dizer palavrões mas o pai descuida-se sempre. Felizmente ela ainda não deu em repetir nenhum. Agora o "não consegues fazer" funciona às mil maravilhas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ah boa! não sou a única! ... vamos ver durante quanto tempo esta maravilhosa técnica funciona!

      Eliminar
  2. Por aqui safamo-nos com a parte dos palavrões porque não os dizemos. E essa do "não consegues fazer"... hummm... acho que vou ter de tentar, porque a parte de pôr a de 3 anos a arrumar os brinquedos é impossível... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara, dizem as más línguas que não são os 3 mas sim os terríveis 3! Por enquanto funciona bastante bem... mas a minha sala está uma nódoa, a maior parte do tempo, por causa da "criatividade" dela (é assim que eu lhe chamo e não desarrumação) ;-) ...

      Eliminar

Escrevam-me de volta. Gosto de saber que não estou a "falar" sozinha.... :-)