segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Começar

Dia 01 de janeiro de 2015, dia de sol e frio, dia de azedas no jardim, de pequeno-almoço tardio e bem moroso, cheio de preguiça como nós que parecemos gatos ao sol. 


Começámos o ano com uma tradição que iniciámos o ano passado. Começámos o ano a abrir o nosso "frasco dos agradecimentos" e a ler todas as pequenas mensagens de agradecimento que tínhamos deixado um ao outro e aqueles que amamos. E quando digo frasco dos agradecimentos refiro-me mesmo a um simples fraco de vidro, com uma etiqueta escrita à mão, onde vamos guardando minúsculos pedaços de papel rasgados de qualquer parte com as pequenas coisas que nos fazer sentir agradecidos, aquelas que por qualquer razão não agradecemos logo em voz alta e resolvemos fazer silenciosamente mas de forma a que não fique esquecido. 
Começamos o ano entre lágrimas de alegria, de saudade mas sobretudo de agradecimento e reconhecimento pelo amor que partilhamos, pela família que estamos a construir, pelos amigos que nos rodeiam, os que surgiram ao longo do caminho e os que ficaram, pelas coisas verdadeiramente simples que fazem da nossa vida mais e melhor. 
É uma tarefa que pode parecer tola para muitos mas garanto-vos que é um exercício de introspecção muito saudável acima de tudo. Paramos por um pouco, reconhecemos, agradecemos e mais tarde recordamos. O ano passado não guardámos estas notas, este ano vamos guardar num envelope com data e fechar. Abrimos daqui a 5, a 10 ou a 20 anos para nos podermos lembrar o que nos fazia falta, o que nos movia, o que amávamos e o como éramos.  

2 comentários:

  1. que giro! Sabes que eu tentei fazer o mesmo cá em casa há uns dois anos? O nosso frasco era de vidro, com uma etiqueta em tecido e a tampa forrada de igual tb. Começou-se bem, mas depressa deixá-mos de colocar os papéis e acabei por desistir da coisa. Abri os papeis que lá havia sozinha, li-os com um sorriso e joguei-os fora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós começamos em 2012 e, de ano para a ano, os papelinhos dentro do frasco têm aumentado, acho que estamos rendidos ao bem que nos faz.... :-)

      Eliminar

Escrevam-me de volta. Gosto de saber que não estou a "falar" sozinha.... :-)