segunda-feira, 6 de outubro de 2014

A tentar...


Azeite + alho + alecrim

Agora, que não há doce de morango para encher este frascos, uso a bimbólica para me ajudar a descascar uma quantidade considerável de alhos, encho o frasco de azeite e, por vezes, coloco um pouco de alecrim. 
Vai ao frigorífico e os alhos estão prontos a usar durante bastante tempo. O azeite fica com um paladar bem mais forte, característica que o alho e o alecrim lhe conferem e que eu adoro. 
Fazer umas bruschettas com este azeite é qualquer coisa... 


domingo, 5 de outubro de 2014

Babete com gola

Nas últimas duas semanas não tenho tipo para a costura. 
O que consome o meu tempo profissionalmente tem usado quase todos os meus minutos, os outros, quando a piolha está em casa, são passados com ela e mais uma vez poucos têm sido dedicados à costura. Ando com saudades, muitas mesmo. 
A única coisa que consegui começar e acabar foi este babete. Nunca tinha feito um babete. Principalmente porque ela tem uma tonelada de babetes que vieram de uns amigos nossos e que são mesmo muito pouco usados. Por norma, usamos sempre os mesmo 4 ou 5 que estão na parte de trás da cadeira dela. Dois deles são plastificados, comprados na Ikea mas que têm um velcro de treta e que estão sempre a cair. Nesta fase já percebemos que os melhores são os que, à boa e antiga maneira, se atam atrás do pescoço com um laço.
Eu fiz um. Um para quando vamos almoçar ou jantar fora (cof, cof, as muito poucas vezes) e ela continuar linda e fofa.... 
Utilizei um tecido turco para a parte de trás e para a parte da frente um de algodão com um padrão de rosas pequenino, para fazer a parte que prende ao pescoço usei fita de viés lilás. Fiz uma gola Peter Pan (tradução literal de Peter Pan collar porque não sei o nome nesta nossa maravilhosa língua) para ficar ainda mais catita!...
Sim, eu sei, até a mim parece a supra mariquice mas que querem? A grande maioria das mães de meninas sofrem deste mal e eu ainda por cima consigo fazer estas mariquices portanto, como não?



sexta-feira, 3 de outubro de 2014

LER!

That's me... :-) 


Embrulhos

Eu gosto mesmo de fazer embrulhos. E não é só no Natal. Para mim, é o ano todo. Da mesma forma que me dá prazer fazer coisas especiais para aqueles de quem gosto, também me alegra fazer embrulhos personalizados quando ofereço coisas que não fui eu que fiz. 
Desta vez foi chá de lúcia-lima. Adoro o cheiro e faz um chá maravilhoso. 
Se possível acompanhar com um bolinho. É mais fácil digerir o chá assim, não sabiam? ;-) 
Usei papel pardo, este tutorial (parcialmente), fita-cola de tecido que comprei na Tiger e lavanda do jardim. 
  



quinta-feira, 2 de outubro de 2014

1 ANO e um longo resumo...

Fez no passado dia 26 de Setembro, 1 ano que comecei a escrever este blogue.
Foi nesse mês que o R me ofereceu uma máquina de costura. Foi nesse mês que comecei a fazer, profissionalmente, algo que nunca tinha feito até à data, foi também nessa altura que o meu mundo deu uma cambalhota seguida de um mortal duplo. Prioridades, referências, sonhos, ambições, sofreram uma reestruturação forçada. Forçada por mim, é certo, mas mesmo assim não menos penosa. 
O que inicialmente projectei como um blogue sobre costura, inspirado pela minha vontade de fazer coisas para a piolha de quem tinha sido mãe há 16 meses (na altura), rapidamente se tornou num relato das nossas vidas. Um lugar onde exponho as minhas incertezas e medos enquanto mãe e mulher, assim como as minhas alegrias enquanto mãe e mulher.  Nunca perdi de vista o que me fez começar e tenho feito muito do meu percurso com a ajuda de outras bloggers e costureiras, de pessoas que generosamente partilham as suas vidas e experiências, ensinando quem quer aprender com elas.
Obrigada.  
Só quando tentei resumir o que tinha feito durante um ano, 365 dias em que fui muito feliz e ocasionalmente infeliz, é que me apercebi da quantidade de coisas que costurei. Fosse para oferecer a amigos, para a piolha, para a casa ou para mim são tantas as pequenas e grandes coisas que fiz que acabei por deixar algumas de fora neste "resumo" visual.
E aqui fica um ano de costuras porque um ano de vida, de felicidades, amores e tristezas, desilusões, sucessos e fracassos, de crescimento e de incertezas não cabiam neste post, nem eu estou certa de conseguir fazer um resumo honesto por palavras.



Obrigada por me lerem, por comentarem, por voltarem. 

Fever


quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Outubro


Setembro não foi um mês fácil. Muito trabalho para compensar o mês de Agosto que foi passado de férias com o meu amor maior e o meu amor mais baixinho. Muito cansaço acumulado, muita coisa a acontecer ao mesmo tempo e eu sem conseguir gerir tudo o que tinha, devia e queria fazer. 
Uma das coisas que ficou para trás, com muita pena minha, foi o projecto de, durante o mês de Setembro, fazer alguma coisa deste livro. Estas coisas, para uma preciosista (ou chata) como eu, são um espinho no dedo. Daqueles espinhos grandes. 
Outubro, vais ter que render! É só o que te digo. 


An ordinary life.


“Do not ask your children
to strive for extraordinary lives.
Such striving may seem admirable,
but it is the way of foolishness.
Help them instead to find the wonder
and the marvel of an ordinary life.
Show them the joy of tasting
tomatoes, apples and pears.
Show them how to cry
when pets and people die.
Show them the infinite pleasure
in the touch of a hand.
And make the ordinary come alive for them.
The extraordinary will take care of itself.”