quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Enxoval quase completo...

No fim de semana consegui, entre uma coisa e outra, fazer o lençol e uma almofada para a nova cama de bonecos da piolha. Claro, que ainda mal a tinha terminado e já ela andava de roda das minhas pernas a pedir para ver. A miúda não é muito paciente, sai à mãezinha. 
Foi daquelas coisas que não correu da melhor maneira (e aqui estou a ver o copo meio cheio). Um projecto pequeno, como este, e que devia demorar quase nada a fazer, demorou quase uma hora porque tive que desmanchar a almofada depois de a ter cosido toda e depois de também já ter desmanchado uma costura do lençol. Se há coisa que eu já devia ter aprendido é que, quando estamos cansados e fazemos um erro parvo, não devemos INSISTIR! Largar tudo e voltar mais tarde é o melhor mas a par da falta de paciência está a minha herdada teimosia. Portanto, adivinhem... eu insisti. Percalços à parte, gosto muito do resultado e a piolha ainda mais. 
Usei o resto da renda deste vestido e tecido de um lençol velho e gigantesco que a minha mãe me deu... um tecido tão usado que já nem me recordo de todos os muitos usos que lhe dei. 



terça-feira, 23 de setembro de 2014

Um bolo de mel

Ontem fiz um bolo de mel. 
Estava com saudades da minha infância, dias de muita chuva deixam-me invariavelmente nostálgica e com vontade de coisas quentes. Andava há umas duas semanas a pensar no bolo de mel que a minha avó fazia quando eu era pequena. Lembro-me que era um bolo maravilhoso, cheirava a mel de uma forma inebriante e não era possível comer só um pedacinho. Era tão bom que, quando o meu pai estava a viver na Bélgica, a minha avó fazia um bolo para eu lhe levar. E eu, levava um bolo inteiro no colo durante umas três horas só para ele ser o primeiro a tirar uma fatia. Hoje, dou graças por irmos de avião, o que representava umas três horas a engolir saliva desenfreadamente, em vez de umas quase trinta das viagens de camioneta... 
Confesso que não sou muito boa a seguir receitas. Mais uma vez foi uma adaptação desta que encontrei e que dá para fazer na minha amiga bimbólica. Os dela ficavam grandes, lindos e não saiam para fora da forma, nem ficavam com aspecto de ter caído ao chão como este. Sou uma amadora. Demasiada massa para a forma. Ficou bom mas não é o bolo da minha avó.
Esse, a memória garante-me que era o melhor do mundo.

 

Chá de erva Lúcia-lima. Outro cheiro maravilhoso. 


domingo, 21 de setembro de 2014

Truques e dicas: bainhas pequenas...

Fazer costuras pequenas, bem pequenas, com meio centímetro por exemplo,  não é uma das coisas mais fáceis de se fazer. Quando comecei, usava o ferro de passar para conseguir fazer uma dobra pequena mas a verdade é que nem sempre a coisa ficava muito direitinha. Pesquisei e procurei e encontrei várias formas de o fazer mas a minha favorita é aquela que descrevo abaixo. (Esta também me parece muito boa e qualquer dia experimento...)




sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Sexta-feira, 8.43, quero a minha cama...


Colchão de morangos para a cama dos bonecos...

Ontem, na minha famosa hora, comecei a fazer um colchão para a cama de bonecas da piolha.
A minha sogra ofereceu-lhe uma cama de metal pequena para ela pôr os bonecos a dormir. Eu gostei mais da cama que ela, confesso. Já foi há umas semanas mas tanta coisa se mete pelo meio que acabei por não ter tempo para fazer daquela cama uma cama. 
Eu já tinha uma ideia do que queria, imaginei um daqueles colchões como havia antigamente, como o dos meus avós, que era de palha mas que me lembro de ser bem bonito. Eu podia ter simplificado a coisa, bastava ter feito um género de "almofada" grande mas, como queria usar estes dois tecidos (morangos e riscas), fui pelo caminho mais comprido. Só depois do jantar consegui coser os botões à mão enquanto uma piolha, muito ansiosa, se agarrava à minha perna porque queria o colchão já! Os botões foram um achado, comprei uns 20 iguais por uma pechincha. Quem é que resiste a pechinchas? 
Acho que valeu a pena. 
Agora falta um lençol, uma almofada e uma mantinha... vem ai o inverno! ;-)





quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Uma hora

Uma hora "livre" antes de ir buscar a piolha à escola. Iupiiii. Sim sim, eu sei.... E aqui vem a desfilar a minha "consciência" de mãe, aquela que ainda há uns dias estava cheia de saudades da filha e que decidiu vir para aqui lamuriar-se. É assim a vida, já nem digo a maternidade (ou paternidade).
Mas, a verdade, é que uma não anula a outra. O facto de gozar e aproveitar o tempo que dedico a mim mesma, não faz com que a ame menos ou de maneira diferente. Faz, simplesmente, com que eu me ame mais, que fique mais saudável da cabecinha e que por conseguinte não ande frustrada a ponto de perder a cabeça com qualquer coisa de treta.
E é assim que vou aproveitar esta hora: com um grande, gigantesco, enorme e maravilho chocolate quente e uns tecidos fantásticos que comprei nesta loja, Aline in Wonderland. (Loja que, dou graças a Deus, é em  Ovar porque, caso contrário, eu desgraçava-me!)
Um deles vai já ser cortado de seguida, adivinham qual? 



Um dia mau pode ficar pior...



quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Lavandula angustifolia hidcote

Lavandula angustifolia hidcote é o nesta desta planta. Tenho outra no jardim, a lavandula dentata, a fisionomia é semelhante mas têm diferenças tanto na folha como na flor.
Esta, a angustifolia, tem uma cor mais mortiça (a maior parte do tempo) mas um cheiro bem mais forte e característico. É perfeita para fazer saquinhos de cheiro e agora está no ponto para ser apanhada e armazenada para futuro uso. A casa fica a cheirar bem, as minhas mãos também e, para mim, este cheiro está associado aquela sensação de relax das massagens com óleo de lavandula. Sou uma fã dessas também. Que bom...