segunda-feira, 22 de setembro de 2014
domingo, 21 de setembro de 2014
Truques e dicas: bainhas pequenas...
Fazer costuras pequenas, bem pequenas, com meio centímetro por exemplo, não é uma das coisas mais fáceis de se fazer. Quando comecei, usava o ferro de passar para conseguir fazer uma dobra pequena mas a verdade é que nem sempre a coisa ficava muito direitinha. Pesquisei e procurei e encontrei várias formas de o fazer mas a minha favorita é aquela que descrevo abaixo. (Esta também me parece muito boa e qualquer dia experimento...)
sexta-feira, 19 de setembro de 2014
Colchão de morangos para a cama dos bonecos...
Ontem, na minha famosa hora, comecei a fazer um colchão para a cama de bonecas da piolha.
A minha sogra ofereceu-lhe uma cama de metal pequena para ela pôr os bonecos a dormir. Eu gostei mais da cama que ela, confesso. Já foi há umas semanas mas tanta coisa se mete pelo meio que acabei por não ter tempo para fazer daquela cama uma cama.
A minha sogra ofereceu-lhe uma cama de metal pequena para ela pôr os bonecos a dormir. Eu gostei mais da cama que ela, confesso. Já foi há umas semanas mas tanta coisa se mete pelo meio que acabei por não ter tempo para fazer daquela cama uma cama.
Eu já tinha uma ideia do que queria, imaginei um daqueles colchões como havia antigamente, como o dos meus avós, que era de palha mas que me lembro de ser bem bonito. Eu podia ter simplificado a coisa, bastava ter feito um género de "almofada" grande mas, como queria usar estes dois tecidos (morangos e riscas), fui pelo caminho mais comprido. Só depois do jantar consegui coser os botões à mão enquanto uma piolha, muito ansiosa, se agarrava à minha perna porque queria o colchão já! Os botões foram um achado, comprei uns 20 iguais por uma pechincha. Quem é que resiste a pechinchas?
Acho que valeu a pena.
Agora falta um lençol, uma almofada e uma mantinha... vem ai o inverno! ;-)
quinta-feira, 18 de setembro de 2014
Uma hora
Uma hora "livre" antes de ir buscar a piolha à escola. Iupiiii. Sim sim, eu sei.... E aqui vem a desfilar a minha "consciência" de mãe, aquela que ainda há uns dias estava cheia de saudades da filha e que decidiu vir para aqui lamuriar-se. É assim a vida, já nem digo a maternidade (ou paternidade).
Mas, a verdade, é que uma não anula a outra. O facto de gozar e aproveitar o tempo que dedico a mim mesma, não faz com que a ame menos ou de maneira diferente. Faz, simplesmente, com que eu me ame mais, que fique mais saudável da cabecinha e que por conseguinte não ande frustrada a ponto de perder a cabeça com qualquer coisa de treta.
E é assim que vou aproveitar esta hora: com um grande, gigantesco, enorme e maravilho chocolate quente e uns tecidos fantásticos que comprei nesta loja, Aline in Wonderland. (Loja que, dou graças a Deus, é em Ovar porque, caso contrário, eu desgraçava-me!)
Um deles vai já ser cortado de seguida, adivinham qual?
quarta-feira, 17 de setembro de 2014
Lavandula angustifolia hidcote
Lavandula angustifolia hidcote é o nesta desta planta. Tenho outra no jardim, a lavandula dentata, a fisionomia é semelhante mas têm diferenças tanto na folha como na flor.
Esta, a angustifolia, tem uma cor mais mortiça (a maior parte do tempo) mas um cheiro bem mais forte e característico. É perfeita para fazer saquinhos de cheiro e agora está no ponto para ser apanhada e armazenada para futuro uso. A casa fica a cheirar bem, as minhas mãos também e, para mim, este cheiro está associado aquela sensação de relax das massagens com óleo de lavandula. Sou uma fã dessas também. Que bom...
terça-feira, 16 de setembro de 2014
BSH, o Tom...
Porque me faz lembrar as viagens de carro com o meu pai, a minha infância, as calças justas à boca de sino que o meu pai usava e com as quais, anos mais tarde, ainda gozamos. Porque vê-lo a dançar, com aquele cabelo e aquela camisa, põe-me um sorriso na cara.
O Nabo Gigante
Não estou a falar de ninguém que conheça. Embora, verdade seja dita, conheça uns quantos nabos.
O Nabo Gigante é o titulo de um livro, um livro que a minha piolha já ouviu contar umas boas dezenas de vezes, arrisco mesmo dizer que já chegámos à centena...
O Nabo Gigante é o titulo de um livro, um livro que a minha piolha já ouviu contar umas boas dezenas de vezes, arrisco mesmo dizer que já chegámos à centena...
Lembrei-me dele porque, hoje de manhã, falámos sobre os livros que a Miss Caracolinhos já estragou. Até à data, estragou um único livro. Acho que é um um bom número, principalmente para ela que vive rodeada deles e que já é a orgulhosa detentora de uma quantidade considerável de livros e livrinhos. (Livrinhos caem naquela categoria de pintar, colar, autocolantes e afins que na minha opinião, completamente elitista, não são bem livros...)
Embora só tenha estragado um, já rasgou um pouco uma página deste livro (mas, talvez, tal tenha sido mais por força do uso que outra coisa). Nada que fita-cola não resolvesse com relativa facilidade. Ela adora este livro e só porque insiste em virar as páginas para "ler" sozinha - Agora sou eu, mãe!!! - é que estas se dão. É maravilhoso encontrar este tipo de livro que conjuga tudo, uma boa e divertida história com umas ilustrações fantásticas. Sou muito fã do pincel e acho sempre esse tipo de livros os mais bonitos, bastante parcial, confesso... :-)
(Ver aqui)
(Ver aqui)
segunda-feira, 15 de setembro de 2014
Subscrever:
Mensagens (Atom)






