Mostrar mensagens com a etiqueta Costura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Costura. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Enxoval quase completo...

No fim de semana consegui, entre uma coisa e outra, fazer o lençol e uma almofada para a nova cama de bonecos da piolha. Claro, que ainda mal a tinha terminado e já ela andava de roda das minhas pernas a pedir para ver. A miúda não é muito paciente, sai à mãezinha. 
Foi daquelas coisas que não correu da melhor maneira (e aqui estou a ver o copo meio cheio). Um projecto pequeno, como este, e que devia demorar quase nada a fazer, demorou quase uma hora porque tive que desmanchar a almofada depois de a ter cosido toda e depois de também já ter desmanchado uma costura do lençol. Se há coisa que eu já devia ter aprendido é que, quando estamos cansados e fazemos um erro parvo, não devemos INSISTIR! Largar tudo e voltar mais tarde é o melhor mas a par da falta de paciência está a minha herdada teimosia. Portanto, adivinhem... eu insisti. Percalços à parte, gosto muito do resultado e a piolha ainda mais. 
Usei o resto da renda deste vestido e tecido de um lençol velho e gigantesco que a minha mãe me deu... um tecido tão usado que já nem me recordo de todos os muitos usos que lhe dei. 



domingo, 21 de setembro de 2014

Truques e dicas: bainhas pequenas...

Fazer costuras pequenas, bem pequenas, com meio centímetro por exemplo,  não é uma das coisas mais fáceis de se fazer. Quando comecei, usava o ferro de passar para conseguir fazer uma dobra pequena mas a verdade é que nem sempre a coisa ficava muito direitinha. Pesquisei e procurei e encontrei várias formas de o fazer mas a minha favorita é aquela que descrevo abaixo. (Esta também me parece muito boa e qualquer dia experimento...)




sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Colchão de morangos para a cama dos bonecos...

Ontem, na minha famosa hora, comecei a fazer um colchão para a cama de bonecas da piolha.
A minha sogra ofereceu-lhe uma cama de metal pequena para ela pôr os bonecos a dormir. Eu gostei mais da cama que ela, confesso. Já foi há umas semanas mas tanta coisa se mete pelo meio que acabei por não ter tempo para fazer daquela cama uma cama. 
Eu já tinha uma ideia do que queria, imaginei um daqueles colchões como havia antigamente, como o dos meus avós, que era de palha mas que me lembro de ser bem bonito. Eu podia ter simplificado a coisa, bastava ter feito um género de "almofada" grande mas, como queria usar estes dois tecidos (morangos e riscas), fui pelo caminho mais comprido. Só depois do jantar consegui coser os botões à mão enquanto uma piolha, muito ansiosa, se agarrava à minha perna porque queria o colchão já! Os botões foram um achado, comprei uns 20 iguais por uma pechincha. Quem é que resiste a pechinchas? 
Acho que valeu a pena. 
Agora falta um lençol, uma almofada e uma mantinha... vem ai o inverno! ;-)





quinta-feira, 4 de setembro de 2014

One more time!

Mais uma. Como é que é o ditado? Não há duas sem três?... 
Gosto tanto deste tecido e, como fui gulosa quando o comprei, ainda tenho bastante. Depois das almofadas (que ficam lindas no meu sofá) veio esta mais uma cesta. Gosto tanto. Mais comprida, menos rígida mas com imenso espaço. 




terça-feira, 2 de setembro de 2014

tecido + pedras = pesos (gregos)

Depois de ontem ter decidido aventurar-me seriamente nos moldes/patterns andei a pesquisar sobre ferramentas e utensílios imprescindíveis e cheguei à conclusão que precisava de uns pesos janotas. Chega de usar maças, pêras e bananas! As laranjas não dão jeito nenhum. São demasiado redondas, rebolam para debaixo da mesa e é uma ginástica doida. Fica a dica. 
Hoje de manhã, com ajuda da piolha que quer andar colada a mim, fizemos uns pesos com retalhos de tecidos. Depois, foi só encher com as pedras que trouxe da Grécia há uns 3 anos. Foi uma viagem que adorei e as praias de pedra negra roubaram o meu coração... por isso, tive que trazer um bocadinho comigo e assim fiz. 
Ela adorou e foi uma maneira muito boa de passarmos 1h30 a trabalhar juntas. Sim, 1h30... tudo demora um bocadinho mais quando ela quer ajudar mas sabe tão bem que vale a pena. 
Retalhos + tampa + marcador 

 Ela, a fazer as bolas dela.

Cose-se a bola, frente com frente e deixa-se uma abertura. Fazer pequenos cortes à volta da bola para ficar menos enrodilhado do direito. Virar ao contrário e encher de pedras (ou seja lá o que for que queira, arroz, feijão, etc. desde que seja pesado).

Finalizar a costura à mão.

Em seguida, uma pausa para um lanchinho para mantermos a assistente contente.

Feito! Resta tirar umas fotos aos janotas dos nossos novos pesos. 


sábado, 30 de agosto de 2014

Emilia e o estojo

A minha afilhada Emilia fez-nos mais uma visita. Como sempre que ela cá vem, eu não planeio o que lhe oferecer com antecedência e por isso faço-lhe sempre alguma coisa que ora não tenho tempo de fotografar como foi o caso do vestido, ora fotografo à pressa como foi o caso deste estojo. 
No fundo, a fotografia que eu devia tirar e colocar aqui era a da sua cara de contente quando lhe ofereci o estojo. Vê-la tão feliz por receber algo que eu fiz especialmente para ela, é uma alegria enorme para mim e um privilégio. 
Por isso, não te esqueças Emilia, continua a fazer essa expressão que eu continuo a fazer-te as coisinhas todas que quiseres em tecido!
 ;-) 





sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Versão Minnie

Em Março deste ano fiz esta saia da Minnie que ambas adoramos. Ela não consegue resistir a rodar, rodar, rodar e a rodar mais um bocadinho. Com ela vestida vira bailarina e eu, fico feita tola com um sorriso nos lábios a vê-la rodar.
Estas saias rodadas são o máximo e vou de certeza fazer mais umas quantas nos próximos tempos. Também são fáceis de fazer o que é ainda melhor, aprendi a fazê-las com esta senhora fantástica (embora não tenha usado uma cintura de elástico mas sim feito uma faixa onde por dentro está o elástico). 
Final do dia, ela a rodar e eu a fotografar. 



segunda-feira, 25 de agosto de 2014

De retalhos

Já falei aqui e aqui e aqui e aqui da minha compulsão para guardar todos os pedacinhos de tecido possíveis e imaginários. Já fiz etiquetas, uma bolsa, uma manta de bonecas e sacos de lavanda com retalhos de tecidos e, esta semana, descobri que conseguia fazer umas bases bem bonitas e de forma bastante fácil. 
Usei os pedaços de tecido compridos mas finos que mantenho em separado para embrulhar coisas e para outras finalidades e comecei a entrança-los enquanto estava a ver um filme. (Nota muito importante: esta semana vi um filme INTEIRO!)
Depois de ter feito uma trança bem grande (afinal, vi um filme INTEIRO) fui para a máquina de costura e comecei a fazer um caracol, no inicio meio a medo mas depois foi ficando mais fácil. Muito rápido e fica tão giro, adorei. Claro que já imagino as mil coisas que se podem fazer assim: bases de copos, individuais de mesa, bases para tachos e panelas, tapetes, etc... 
Dica, usar pedaços com mais ou menos a mesma largura para ficar com um aspecto circular mais uniforme. No primeiro que fiz, usei no final umas tiras bem mais finas para o final e acabou por ficar menos bem. A minha piolha gostou tanto que a queria para si portanto, fiz mais uma pequenina, só para ela... (última imagem) 

Tutorial simplificado:
Pedaços de tecido longos + fazer uma trança. 
Com cuidado começar a fazer um caracol na máquina de costura - usei um ponto largo e em Z para unir e assim que a primeira volta está feita corto o nó que dei no início da trança. Continuo a coser fazendo pressão para unir as duas partes e continuar a encaracolar. Finalizo cortando os três fios na mesma altura, envolvendo dois deles dentro do terceiro e "escondendo" os três na base.


 



sábado, 23 de agosto de 2014

Cesta nova

O meu stock de tecidos aumenta e essa é a desculpa perfeita para fazer mais uma cesta para os guardar. Adoro a sensação que fica depois de acabar mais uma cesta e colocar lá um conjunto de tecidos dobrados de forma coordenada. Como estava a experimentar uma nova técnica para a fazer e um forro ou entretela diferente, decidi fazer mais pequena, só para o caso de correr mal. Correu muito bem, ficou com bastante estrutura e na altura certa. 
Depois de fazer esta descobri um tutorial com umas cestas também muito giras e parece-me a mim vão entrar para a minha to do list. (Ora espreitam lá aqui... )
Acho que a Miss Caracolinhos também precisa de uma para arrumar a sua tralha de cozinha. Ela recebeu de presente um trem de cozinha que adora mas que anda miseravelmente espalhado pelo chão da sala. Eu ando a tentar que se habitue a arrumar depois de utilizar e talvez um cesta seja um bom começo. 
A minha já está na prateleira, está gira ou não está?

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Top no lugar

Lembram-se deste top que fiz para a piolha? Aqui está ela com ele vestido... Qualquer trapinho lhe fica bem, essa é que é essa.



segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Jogo de Memória

Existe a família com a qual nascemos e aquela que nós escolhemos. Eu sinto-me uma sortuda porque tenho amigos que se têm mantido por perto ao longo dos anos, amigos que gostamos sempre e que fazem parte de um família especial. Para esses gosto de fazer coisas únicas. Quando um dos nossos bebés faz um ano há que pensar em alguma coisa extra especial feita com amor e carinho também em dose extra. 
O Gonçalinho fez um ano e eu fiz-lhe um jogo em tecido. Um jogo de memória que tem uma tartaruga, estrelas, a lua e nuvens, corações e ovelhinhas. Um jogo para o ajudar a desenvolver a memória, para estimular a sua aprendizagem de palavras, para o divertir com as cores. Um jogo que ele pode pôr na boca, que não o vai magoar se ele o deixar cair em cima do pé, um jogo que ele pode encher de iogurte (a mãezinha resolve com uma lavadela), fácil de levar para qualquer lado e bem levezinho. Um jogo que foi pensado, idealizado e feito para ele. Com amor e carinho extra. 


sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Top Top Top

Adorei fazer este top para a minha piolha. O tecido é lindo, mais um daqueles que mandei vir de Hong Kong e de que já falei demoradamente aqui, aqui e aqui, por isso não vou explanar muito mais sobre o assunto. É lindo, bem macio e super fresquinho.  E este top é mesmo fácil de fazer e portanto vou voltar a repetir a dose assim que consiga! Se quiserem saber como se faz vejam o tutorial aqui (super bem explicado por esta senhora!). 
Para a próxima vou é fazer as alças com mais folho. Já tinha pouco tecido do amarelo e como queria mesmo usá-lo para contrastar com o verde fiz umas alças mais pequenas (em vez de tiras de 30 cm fiz com 23 cm). 
A minha versão é esta.... Assim que a Miss Carcolinhos for lá parar dentro tiro umas fotos janotas! 



quinta-feira, 31 de julho de 2014

Vestido número 2

Ando a fazer um novo vestido para mim. Aos poucos, bem devagar mesmo. Confesso que sem grande pressa porque estou sobretudo a tentar aprender e isso eu faço melhor se pensar sempre duas vezes antes de cortar e coser. Comecei a fazê-lo com uma ideia do produto final na minha cabeça mas a verdade é que aos poucos vou acrescentando detalhes que o tornam diferente.
Um desses detalhes está nas mangas. Usei fita de viés preta e a intenção era que o viés ficasse por dentro para fazer o remate da costura interior mas quando o estava a coser mudei de ideias. Afinal faz o remate do tecido interior e fica por fora também a fazer o rebordo da manga. Explicar estas coisas em costura nem sempre é fácil. Na verdade, e até para mim que sei o que fiz, chega uma altura que me parece que estou a falar uma língua estrangeira que não domino....
Vou explicar com imagens porque acho que o resultado é muito giro e parece-me uma técnica que vou usar no futuro.
Abrir a fita de viés ao meio e coser frente com frente usando como guia a dobra central da fita de viés. (conseguem ver a linha da costura ali no meio das duas dobras?)

Dobrar a fita de viés para dentre e "prender"o rebordo do tecido e a outra parte da fita dentro da própria fita de viés, tipo uma sandes de tecidos.  (Eu não disse que podia parecer chinês?)
Segurar, fazer o remate final da fita de viés e coser a manga toda à volta.

Resultado final nas mangas e na gola. Quase perfeito! ;-) (Coisas perfeitas são feitas por máquinas e não pessoas, não é verdade?... )

 
Mostro assim que estiver acabado.